Chorar não é covardia, ser sensível não é sinal de fraqueza

Chorar não é covardia, ser sensível não é sinal de fraqueza

Viver dá um bocado de trabalho e a vida não é tão bela como dizem por aí, mesmo que insistam em dizer que devemos “olhar a beleza da vida” ou que existe algum poder só em pensar positivo frente às circunstâncias da vida.

O que quero provocar é que estar no mundo não é simples e nunca será, estamos sujeitos a dor, a tristeza, aos riscos, a consequências etc.

Quando esse discurso de “positividade” chega aos nossos ouvidos, ela pode causar a falsa impressão de que não podemos estar tristes, angustiados, inseguros sobre algo ou alguém.

A nossa sociedade é mestre em regular os modos que o ser humano tem de se expressar, ditando formas em como demonstrar nossos afetos e como nos sentimos quando somos afetados pelo mundo, como se existisse uma forma adequada de nos expressar.

Abaporu- Tarsila do Amaral

 

Isso também acontece com a arte e cultura. Quando alguém diz que quer ser escritor/a, cantor/a, pintor/a, cineasta, dançarina/o etc. E em geral, há uma reação muito desconfortável de desvalorização dessas profissões e de pessoas que ocupam esses espaços.

Chorar não é sinal de covardia, ser uma pessoa sensível e que demonstra o que sente também não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é uma forma de demonstrar sua força e lidar com os acontecimentos da vida.

Quantas vezes você já se sentiu inibida/o por querer chorar ou falar sobre o que sente com receio do que as pessoas pensariam, ou com medo de ser rejeitada/o, ou porque alguém disse que você não deveria ser assim?

Viver é esse desconforto e por todos os lados somos confrontados por alguma coisa que nos incomoda no mundo.

É preciso se permitir sentir a tristeza, chorar, expressar nossos afetos, principalmente, quando algo nos incomoda, e se perguntar o que essa coisa que me causa tanto sofrimento tem a dizer sobre mim, por quais motivos essa ou aquela situação mexe comigo.

Quando não há espaço para a expressão ou transformação dos nossos afetos, o sofrimento pode se manifestar em forma de ansiedade, depressão, pânico ou se manifestar pelo corpo.

Contatos

Se você deseja realizar uma consulta, tem alguma dúvida ou deseja mais informações, entre em contato.

Anna Carolina Cutrim
Psicóloga


Instituto Equilibri
Edifício Premier Feira, Sala 403
Av. Getúlio Vargas, 2525
Santa Monica - Feira de Santana (BA)
CEP 44077-015

Celular / WhatsApp
(75) 99186-9439