Toda queixa é narcísica!

Toda queixa é narcísica!

Todo mundo se queixa o tempo inteiro. Do tempo, do trabalho, do carinho, dos políticos e às vezes de si mesmo. A queixa é solidária, serve como motivo de conversa, é o motor de união dos grupos, é sopa da cultura social.

A queixa deveria ser a justa expressão de uma dor ou de um mal estar, mas nem sempre é assim. Às vezes acreditam tanto em suas lamúrias que acabam emprestando seu corpo, ficam doentes para comprovar o que dizem.

Surge aquela queixa em que pra se proteger do outro ou por causa do outro. Aí se culpa o outro pelo mal olhado, pela inveja ou que esse tal outro não o compreende, não faz nada certo e por isso se é infeliz.

A causa primordial de toda queixa é a PREGUIÇA DE VIVER. Viver dá um trabalhão, uma vez que a cada minuto surge um fato novo, uma surpresa, um inesperado que exige correção de rota na vida.

É claro que existe a queixa narcísica e a de justa causa, mas é muito comum o queixoso se valer das justas reivindicações sociais para mascarar seu exagerado amor próprio. Por isso se diz que toda queixa é narcísica.

É duro não ter que se queixar, as pessoas podem até perder um rumo. E dentro do tratamento analítico há de se ajustar a palavra a vida, conciliar a palavra com o corpo. Também deverá suportar o inexorável sem reclamar feita a partir de concessões de posições individuais e estar de acordo com o movimento de surpresas da vida.

__Jorge Forbes em Você quer o que deseja?

 


Caso você esteja enfrentando algum problema parecido com o que foi descrito acima e não consegue lidar sozinho(a), procure um psicólogo mais próximo ou entre em contato pelo e-mail ou whatsapp.

Contatos

Se você deseja realizar uma consulta, tem alguma dúvida ou deseja mais informações, entre em contato.

Anna Carolina Cutrim
Psicóloga


Instituto Equilibri
Edifício Premier Feira, Sala 403
Av. Getúlio Vargas, 2525
Santa Monica - Feira de Santana (BA)
CEP 44077-015

Celular / WhatsApp
(75) 99186-9439